A 1º página do Jornal de Angola de 1 de junho é dedicada à visita de 34 sobas da província de Malange que vieram apresentar cumprimentos ao Chefe do Estado, ao Comité Central e ao governo. Vieram, também, denunciar os actos de sabotagem praticados pelo ex-comissário provincial e do fraccionista Santos .
Este facto é realçado porque, além de Malange ser uma zona onde os fraccionistas tinham grande influência, há, também uma mudança de atitude do MPLA em relação à autoridade tradicional dos sobas, prometendo-lhes responsabilidades administrarivas.
Agostinho Neto refere no discurso de agradecimento:
“Muitos camaradas que trabalharam durante muitos anos na guerra, antes da independência e depois da independência foram mortos. Os corpos foram encontrado queimados. E isso tudo porque alguns camaradas não assimilaram a maneira de discutir os problemas políticos dentro do Movimento. Quer dizer, preferiram ir para a violência do que discutir.
O Comissário Provincial de Malange está detido. E alguns camaradas da comissão diretiva do MPLA, em Malange, também foram detidos, porque agiram contra o MPLA."
Refere-se depois à sabotagem, que estaria a ser feita pelos fraccionistas, ao transporte da farinha e do algodão da zona da Malange, apesar de haver comboio todos os dias para Luanda.
E salienta a atitude do chefe da Polícia Militar que não pagava os vencimentos aos militares, mas guardava no cofre 185 000$00. “E depois falava contra o Estado Maior General.”
"E eu quero garantir aos camaradas que nós continuamos a confiar na responsabilidade administrativa de cada área aos sobas que lá estavam, desde que eles tenham sentimentos patrióticos, desde que eles não tivessem servido os interesses dos portugueses."(…)
O jornal dá, também, amplo destaque à chegada a Luanda de delegações da República Popular do Congo e da FRELIMO que vêm prestar solidariedade ao Presidente Agostinho Neto.
Mas se Agostinho Neto, nos seus improvisos ainda se refere a alguns fraccionistas como camaradas, os editoriais e artigos de opinião (não assinados) e todas as notícias clamam por vingança.
Respigamos apenas alguns dos epítetos com que são mimoseados os fraccionistas:
Sanguinários, facínoras, feras fascistas, bandidos, assassinos, lagartixas.
“Neste momento o primeiro gesto de defesa da nossa pátria, da defesa dos nossos filhos, da garantia do seu futuro, da certeza de continuarmos a viver, é encontrarmos os sanguinários Nito Alves, Zé Van-Dúnem e toda a camarilha que os seguiu. Caçá-los como lobos. Denunciar essas feras fascistas é prestar uma homenagem a cada criança (…)
Noutro artigo:
"A justiça revolucionária será feita. A sentença será ditada pelo MPLA que saberá interpretar corretamente as aspirações das massas populares. A justiça far-se-á implacavelmente. Há que punir severamente os contra-revolucionários. A ditadura democrática revolucionária existe para reprimir os inimigos do Povo, do MPLA e da Revolução Angolana. Não haverá tolerância nem contemplações. O gume acercado dessa ditadura cairá impetuosamente sobre as lagartixas."
Nas páginas centrais colocam-se lado a lado fotografias das vítimas do golpe e das atrocidades cometidas pelos “fantoches” (FNLA em 75).
Finalmente na última página começam a ser publicadas, a toda a página, as fotografias dos elementos destacados do MPLA mortos durante ao tentativa de golpe.
. QUITEXE 61
. O QUITEXE NA LITERATURA
. QUITEXE NOTÍCIAS
. Notícias
. JOÃO NOGUEIRA GARCIA
. RELEMBRANDO TERRAS DO QUITEXE
. Relembrando Terras do Quitexe
. RECORDAÇÕES DO QUITEXE 61/63 - ARLINDO DE SOUSA
. Recordações do Quitexe 61/63
. CESAR QUITEXE B/CAV. 1917
. CAVALEIROS DO NORTE - QUITEXE
. Cavaleiros do Norte - Quitexe
. MAIS PÁGINAS
. ANTÓNIO GUERRA -A MINHA INFÂNCIA NO QUITEXE
. Novo Plano Urbanístico do...
. Batalhão de Caçadores 3 e...
. Município de Quitexe nece...
. Associação da União dos N...
. Governador do Uíge emposs...
. Plano Urbanístico do Quit...
. Fotografias do Quitexe - ...
. 15 de Março - "Perderam-n...