Sábado, nove horas da manhã, Tubias Fernando lava a sua velha viatura. O jovem automobilista não está preocupado com a distância que separa a cidade do Uíge e Ambuíla. Por isso, não tem pressa de viajar para aquela localidade municipal, onde pretende visitar a família e amigos.
A estrada oferece actualmente boas condições de circulação, diferente dos outros anos em que se gastavam mais de quatro horas, por causa dos muitos buracos que existiam. Hoje, o tempo de viagem depende somente da velocidade que cada automobilista emprega, como reconheceu.
Tubias Fernando tem viajado muitas vezes para Ambuíla, passando pelo município do Quitexe. Por esta via, a uma velocidade máxima de 80 quilómetros/hora, faz normalmente o trajecto em cerca de hora e meia.
"A estrada está muito boa, mas é necessário que se tenha muito cuidado, porque ela está convidativa a grandes velocidades, por isso todo o cuidado é pouco", aconselhou.
O troço da cidade do Uíge ao desvio do Quitexe tem 36 quilómetros asfaltados. Até Ambuíla são mais 76 quilómetros com algumas dificuldades, uma vez que as obras de reabilitação desta via, iniciadas em 2008, paralisaram, há quase dois anos, devido à crise económica e financeira mundial, que afectou também o país.
A administradora municipal de Ambuíla, Elisa Mafuta, disse que a estrada Quitexe-Ambuíla já garante boas condições de circulação e encurtou a distância que separava a localidade e a sede capital da província do Uíge.
A responsável municipal manifestou preocupação pelo estado de algumas pontes ao longo da via. Segundo Elisa Mafuta, esta questão não fazia parte do contrato efectuado com a empreiteira que realizou as obras.
Mas, neste momento, há negociações para a reabilitação das pontes que ainda carecem de intervenção.
Estrada antes e depois das obras com revestimento superficial sem betuminoso
O director provincial das Obras Públicas, Hélio Vicente, afirmou que a estrada Quitexe-Ambuíla foi executada dentro dos padrões e das normas vigentes no país.
A construtora fez a limpeza do terreno, o alargamento das faixas de rodagem, o reperfilamento da via em toda a sua extensão e a aplicação de solos melhorados de carácter latrítico.
Dadas as boas condições da via, o director da empreiteira Kissari, no Uíge, Abel Sebastião, aconselhou os automobilistas a terem cautela porque, na estação seca, a poeira e reduz a visibilidade.
José Bule
. QUITEXE 61
. O QUITEXE NA LITERATURA
. QUITEXE NOTÍCIAS
. Notícias
. JOÃO NOGUEIRA GARCIA
. RELEMBRANDO TERRAS DO QUITEXE
. Relembrando Terras do Quitexe
. RECORDAÇÕES DO QUITEXE 61/63 - ARLINDO DE SOUSA
. Recordações do Quitexe 61/63
. CESAR QUITEXE B/CAV. 1917
. CAVALEIROS DO NORTE - QUITEXE
. Cavaleiros do Norte - Quitexe
. MAIS PÁGINAS
. ANTÓNIO GUERRA -A MINHA INFÂNCIA NO QUITEXE
. Novo Plano Urbanístico do...
. Batalhão de Caçadores 3 e...
. Município de Quitexe nece...
. Associação da União dos N...
. Governador do Uíge emposs...
. Plano Urbanístico do Quit...
. Fotografias do Quitexe - ...
. 15 de Março - "Perderam-n...