Há dois anos, Quitexe era das localidades consideradas mais atrasadas entre os municípios da província, em termos de desenvolvimento. Mas hoje o quadro é completamente diferente. Quitexe caminha a passos largos rumo ao desenvolvimento.
A melhoria do programa de distribuição de merenda escolar, extensão da rede de alfabetização, colocação de placas solares para a iluminação pública, construção de fossas sépticas, recolha de lixo e a realização de acções de formação das parteiras tradicionais, para melhorarem a qualidade dos serviços que prestam nas comunidades, fazem parte do Programa de Desenvolvimento Comunitário traçado pela administração municipal para o presente ano.
A vila municipal do Quitexe tem agora uma nova imagem, com a reabilitação e pintura das principais infra-estruturas existentes.
Os passeios e lancis também beneficiam de obras de reabilitação. A nova imagem da rua que liga o comando da Polícia Nacional e a aldeia da Missão é um exemplo vivo do trabalho que está a ser feito na localidade.
Educação em alta
O sector da educação é o que mais cresceu nos últimos anos, segundo a administradora municipal. “O sector está a trabalhar com muita força, tem muitos alunos matriculados e recebemos um número considerável de professores que estão a leccionar aqui na sede, nas comunas, nas regedorias e aldeias, onde existem escolas.
Por isso, podemos dizer que a educação, no Quitexe, está presente em todas as localidades e é, por isso, o sector no qual mais se nota o crescimento”, referiu.
Cavungo deplorou o facto de alguns professores colocados no município agirem de má fé, porque trabalham a meio gás, prejudicando assim os alunos.
A administradora referiu que existe um grupo de docentes que se ausentam injustificadamente.
“Mas há um outro grupo que alega motivos escolares. São estudantes do ensino superior, estudam na cidade do Uíge, onde permanecem muitos dias, em vez de voltarem com mais frequência, para cumprirem com mais responsabilidade o seu dever de ensinar”, deplorou.
Paulo Francisco, chefe da repartição municipal da educação, disse que o município possui 390 professores, distribuídos por 68 escolas do ensino primário, primeiro ciclo de ensino e do segundo ciclo do ensino secundário.
Mas, segundo o responsável, o número de professores ainda não é suficiente para responder à procura de alunos, e, para contrariar a situação, necessitamos de mais 90 professores para os diversos níveis de ensino. Mais de sete mil alunos estão matriculados no presente ano lectivo no município de Dange- Quitexe, segundo Paulo Francisco.
. QUITEXE 61
. O QUITEXE NA LITERATURA
. QUITEXE NOTÍCIAS
. Notícias
. JOÃO NOGUEIRA GARCIA
. RELEMBRANDO TERRAS DO QUITEXE
. Relembrando Terras do Quitexe
. RECORDAÇÕES DO QUITEXE 61/63 - ARLINDO DE SOUSA
. Recordações do Quitexe 61/63
. CESAR QUITEXE B/CAV. 1917
. CAVALEIROS DO NORTE - QUITEXE
. Cavaleiros do Norte - Quitexe
. MAIS PÁGINAS
. ANTÓNIO GUERRA -A MINHA INFÂNCIA NO QUITEXE
. Novo Plano Urbanístico do...
. Batalhão de Caçadores 3 e...
. Município de Quitexe nece...
. Associação da União dos N...
. Governador do Uíge emposs...
. Plano Urbanístico do Quit...
. Fotografias do Quitexe - ...
. 15 de Março - "Perderam-n...