Dange-Quitexe localiza-se a cerca de 41 quilómetros da cidade do Uíge. Possui uma população estimada em mais de 48.500 habitantes, maioritariamente camponeses, distribuídos por três comunas – Aldeia-Viçosa, Vista-Alegre e Cambamba – que se dedicam essencialmente ao cultivo da mandioca, banana, milho, feijão, amendoim, batata-doce e rena e arroz, entre outros produtos.
As 32 associações agrícolas controladas pelo sector da tutela beneficiaram de apoios do governo, para melhorarem a actividade agrícola. O executivo local distribuiu tractores às referidas associações e os meios estão a permitir o desenvolvimento da agricultura na região, tendo em conta que esta actividade, em muitos campos agrícolas, já não é realizada manualmente. Agora, as terras são lavradas mecanicamente.
“Felizmente não temos problemas de escoamento dos produtos cultivados pelos camponeses locais”, disse Cavungo. A estrada nacional Luanda – Caxito – Uíge, completamente asfaltada, atravessa as sedes comunais de Vista-Alegre e de Aldeia Viçosa, além da sede municipal do Quitexe, facto que assegura a livre circulação de pessoas e bens na região.
Só a via que liga a comuna de Cambamba necessita de reabilitação urgente mas, em contrapartida, os acessos às localidades mais recônditas do município, como aldeias e regedorias, embora degradados, não constituem grande obstáculo ao processo de escoamento dos produtos ali cultivados.
“Os nossos camponeses escoam os produtos a tempo e horas devido à grande movimentação de automóveis ligeiros e pesados ao longo da estrada que liga estas duas comunas à sede municipal”, explicou.
Combate à fome e à pobreza
No âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza, Maria Fernando Cavungo adiantou que os sectores sociais, como a educação, saúde, estradas e energia e águas, estão entre as prioridades definidas. De acordo com a administradora municipal, as acções vão incidir em obras de construção, reabilitação e apetrechamento de mais escolas, centros e postos de saúde, sistemas de captação e abastecimento de água e de melhoria no fornecimento de energia eléctrica.
Maria Cavungo acredita que o sector agrícola é o ponto de partida para o crescimento económico e social do município.
“No Programa de Combate à fome e à Pobreza temos algumas acções que, naturalmente, pretendemos implementar no sector da agricultura, para ajudarmos as associações e as cooperativas locais a desenvolverem-se.
Por isso, a administração municipal aposta na compra de mais dois tractores com as respectivas alfaias agrícolas, que vão contribuir ainda mais para o aumento da produção agrícola”, disse.
. QUITEXE 61
. O QUITEXE NA LITERATURA
. QUITEXE NOTÍCIAS
. Notícias
. JOÃO NOGUEIRA GARCIA
. RELEMBRANDO TERRAS DO QUITEXE
. Relembrando Terras do Quitexe
. RECORDAÇÕES DO QUITEXE 61/63 - ARLINDO DE SOUSA
. Recordações do Quitexe 61/63
. CESAR QUITEXE B/CAV. 1917
. CAVALEIROS DO NORTE - QUITEXE
. Cavaleiros do Norte - Quitexe
. MAIS PÁGINAS
. ANTÓNIO GUERRA -A MINHA INFÂNCIA NO QUITEXE
. Novo Plano Urbanístico do...
. Batalhão de Caçadores 3 e...
. Município de Quitexe nece...
. Associação da União dos N...
. Governador do Uíge emposs...
. Plano Urbanístico do Quit...
. Fotografias do Quitexe - ...
. 15 de Março - "Perderam-n...