Governador do Uíje defende maior apoio para projectos de reconstrução da província O governador do Uíje, Paulo Pombolo, disse ontem, durante a realização do acto central das comemorações do Dia dos Mártires da Repressão Colonial, que a província necessita do apoio do Governo central na mobilização de recursos que possam ajudar a resolver os problemas de energia e água, saúde, educação, para além de outros que têm a ver com a reparação das vias de acesso aos municípios do interior.
“Precisamos do apoio do Governo central para ultrapassarmos as dificuldades que ainda enfrentamos nos sectores da saúde, energia e água, educação, e principalmente na reparação das vias de acesso aos municípios do interior da província”, disse.
Paulo Pombolo, que falava para milhares de pessoas que acorreram ao local do acto, realizado no largo do Palácio da Justiça, referiu que o governo local pretende construir um novo Uíje, apostando no desenvolvimento com vista à melhoria das condições de vida das populações locais. O governador disse, na ocasião, que estão a ser preparadas as condições necessárias que vão garantir um futuro melhor, unido em torno dos objectivos estratégicos aprovados pela população da província nas eleições legislativas de 5 de Setembro de 2008.
“Assim, do Bembe a Quimbele, de Maquela do Zombo ao Quitexe, do Sanza Pombo a Kangola e dos Buengas a Ambuíla, estamos empenhados na consolidação da unidade, do espírito do amor ao próximo, privilegiando o trabalho como elemento fundamental que vai levar a província ao desenvolvimento económico e social da região”, frisou.
Pombolo manifestou-se preocupado com o facto de algumas localidades municipais estarem a correr o risco de ficarem isoladas do resto da província. As ravinas e o desabamento de algumas pontes afectam, nesta altura, os municípios do Ambuíla e Quimbele.
Sobre a importância da data, o governador do Uíje sublinhou que “estamos a render uma profunda homenagem aos mártires da repressão colonial, que abriram o caminho para a nossa liberdade e independência”. O governador do Uíje acrescentou que “é neste dia de significado ímpar, que a população da província assume o compromisso de continuar a honrar com espírito patriótico e de bravura os heróis da liberdade, que de forma corajosa enfrentaram e venceram as forças de exploração e da injustiça”, referiu. O governador Paulo Pombolo agradeceu ao Governo central pela escolha do Uíje, para a realização deste importante acto.
Jornal de Angola
. QUITEXE 61
. O QUITEXE NA LITERATURA
. QUITEXE NOTÍCIAS
. Notícias
. JOÃO NOGUEIRA GARCIA
. RELEMBRANDO TERRAS DO QUITEXE
. Relembrando Terras do Quitexe
. RECORDAÇÕES DO QUITEXE 61/63 - ARLINDO DE SOUSA
. Recordações do Quitexe 61/63
. CESAR QUITEXE B/CAV. 1917
. CAVALEIROS DO NORTE - QUITEXE
. Cavaleiros do Norte - Quitexe
. MAIS PÁGINAS
. ANTÓNIO GUERRA -A MINHA INFÂNCIA NO QUITEXE
. Novo Plano Urbanístico do...
. Batalhão de Caçadores 3 e...
. Município de Quitexe nece...
. Associação da União dos N...
. Governador do Uíge emposs...
. Plano Urbanístico do Quit...
. Fotografias do Quitexe - ...
. 15 de Março - "Perderam-n...