Reconhecendo o esforço de manter um blog, eu tenho sido um dos assíduos a escrever sobre episódios da minha infância. Faço-o também porque estas eram as histórias que os meus filhos mais gostavam de ouvir e, a seguir aos meus filhos, os meus sobrinhos e a malta miúda que faz da minha casa a sua também.
De repente, dou comigo a pensar o que imaginarão as pessoas que lêem o blog, sobre o “índio” que escreve estas “barbaridades” e “malabarismos”.
Pois actualmente sou uma pessoa de 59 anos, e um cidadão comum. Por incrível que pareça, considero-me caseiro e recatado. Gosto da descoberta, de viajar na minha XPTO (para quem não descodifique XP faz parte da matrícula da minha autocaravana e, para a família e amigos, sou conhecido por Tó).
Embora considere que falar do meu actual estado de alma seja importante, o que me levou a fazer este pequeno comentário foi uma das fotografias do meu álbum.
Penso que seja elucidativa do modo como eram criadas a maior parte das crianças “do mato” em Angola. À solta com as galinhas, pelo quintal, com um criado pouco mais velho do que nós ao nosso lado que muitas vezes fazia tantos disparates como nós. Éramos uma equipa imbatível!
Mas tudo tem uma razão de ser. Os nossos pais tinham deixado a sua terra natal para recomeçar e construir uma nova vida, de preferência de sucesso. Trabalhavam de sol a sol nas fazendas, nas lojas, nos negócios. A natureza ajudava a que não fossem necessários grandes cuidados com roupas, com saúde, com segurança.
Está sucintamente enquadrado o que tenho vindo a escrever. A foto é elucidativa do que eu era.
António Guerra
De Pires a 28 de Janeiro de 2010 às 15:46
Foi por um acaso que na Net escrevi Quitexe porque fiz tropa na Fazenda Liberato nos anos 70/72 e a comp. pertencia ao batalhão do Quitexe.Muito obrigado por me fazerem recuar no tempo e de recordar todo esse tempo. A companhia pertencia ao RI22 de Sá Da Bandeira. Um abraço e continuem a escrever que vou querer ler, Bem Hajam.Pires
De
Rui Rei a 11 de Setembro de 2009 às 18:15
Olá Saõzinha e filho:
Pois é verdade..........Sr. Morais.sempre querido por todos, mas é a vida.
Estive no Quitexe no inicio deste mês e como já foi falado aqui, foi aberta uma filial do banco BIC lá e querem saber aonde? ...Pois precisamente na vossa casa nova, em frente á Geladinha, onde estava o Supermercado...Era para tirar uma fotogarfia e aqui postar , mas depois passou-se a hora mas a qualquer hora o afço.
Sausações para todos
Rui Rei
Comentar post