O Quitexe terá sido fundado em Março de 1917 provavelmente como posto militar.
De acordo com informações de José Neves Ferreira, o seu Pai, Joaquim Neves Ferreira, que se encontrava desde 1919 no Uíge, vai em 1921 para o Quitexe fundar uma casa comercial da firma de Joaquim Cunha do Ambrizete.
Em 1947, quando o meu Pai, João Nogueira Garcia, chega ao Quitexe existiam, além do Posto Administrativo, duas casas comerciais - Rui Pombo e Ricardo Gaspar.
Em 1949 constrói a sua própria casa, a terceira a ser edificada. Piso térreo, à direita a parte comercial, à esquerda a habitação e a toda a volta um varandim para protecção das chuvas torrenciais. Casa típica do comerciante do mato, mas já coberta com telha cerâmica. Que se mantém de pé apesar dos quase 60 anos e do abandono a que está sujeita há mais de 30 anos.
1949 - O terreno
1949 - A parte comercial já construída
1950
2004
A partir de 1950 o café começa a subir nas cotações intenacionais.
Em Luanda há uma corrida em direcção ao Norte. Todos querem ser fazendeiros: médicos, engenheiros, advogados, comerciantes, juízes, reformados do exército, gente em busca de uma vida melhor e também muitos aventureiros; vêm todos à procura do ouro negro.
As matas do Quitexe são as mais apetecidas e, assim, munidos de licenças de demarcação de milhares de hectares, vão espalhando tabuletas a assinalar a posse e ocupação dessas extensas áreas. Procuram, prioritariamente, matas que tenham lavras indígenas de café abandonadas. Alguns conseguem logo no primeiro ano colher café. Dispara, também, a procura de terrenos na povoação para se construírem casas comerciais (uma residência, loja e armazém). Dos três estabelecimentos comerciais existentes em 1949 logo o seu número triplica no espaço de dois anos e, nos anos seguintes, nunca mais deixará de crescer. E, assim vai aumentando a sede do posto administrativo do Quitexe.
. QUITEXE 61
. O QUITEXE NA LITERATURA
. QUITEXE NOTÍCIAS
. Notícias
. JOÃO NOGUEIRA GARCIA
. RELEMBRANDO TERRAS DO QUITEXE
. Relembrando Terras do Quitexe
. RECORDAÇÕES DO QUITEXE 61/63 - ARLINDO DE SOUSA
. Recordações do Quitexe 61/63
. CESAR QUITEXE B/CAV. 1917
. CAVALEIROS DO NORTE - QUITEXE
. Cavaleiros do Norte - Quitexe
. MAIS PÁGINAS
. ANTÓNIO GUERRA -A MINHA INFÂNCIA NO QUITEXE
. Novo Plano Urbanístico do...
. Batalhão de Caçadores 3 e...
. Município de Quitexe nece...
. Associação da União dos N...
. Governador do Uíge emposs...
. Plano Urbanístico do Quit...
. Fotografias do Quitexe - ...
. 15 de Março - "Perderam-n...