Domingo, 3 de Agosto de 2008

Comentários - José Varela

Nos últimos dias têm sido escritos diversos comentários aos textos e fotografias que venho colocando no blogue. Como os comentários quase se perdem no meio dos textos vou transcrevê-los para aqui de modo a terem mais notoriedade.

 

De José Varela a 31 de Julho de 2008 às 22:07
 
Boa Noite.
Foi com muito satisfação que sem querer acedi a este espaço que muito me diz, uma vez que sou filho de um homem do Quitexe. Nasci na Fazenda Muzecano e muito novo fui morar para a Vila do Quitexe. Chamo-me José Eduardo Varela Nunes e sou filho de Victorino da Rocha Nunes, que foi gerente da Fazenda do Muzecano, depois tomou conta do Bar "A Geladinha do Quitexe", sendo que nos últimos tempos era funcionário da Administração desempenhando a função de responsável pelo abastecimento de água e pela electricidade da vila. Na fotografia do jogo Solteiros contra Casados o meu pai é o oitavo a contar da esquerda para a direita dos que estão em pé. Nesta fotografia o meu pai tem um exemplar com os nomes de todos os casados e que são os seguintes e nesta ordem: Em pé: (Esq. para a Dta): Cardoso de Matos (e não Galina), N.N., Alves, Leonardo, Machado, Araújo, Salvador, Victorino (meu pai), e Guedes. De joelhos (Esq. para a Dta): Carvalho, Santos, Baptista, Herculano e Alberto. Só lamento que a casa que era do meu pai não tenha nenhuma imagem neste blog. De acordo com o mapa que vocês colocaram a casa corresponderia o n.º 58 que em rodapé dizem só existirem as paredes. Na eventualidade de terem alguma imagem agradecia que a disponibilizassem quer antes de 75 como após.
 
Obrigado
 
José Varela
 
Finalmente temos a legenda das fotografias do jogo de futebol quase completa! Muito obrigado José Varela, caro conterrâneo!
Qualquer dia temos que fazer a lista do pessoal nascido no Quitexe (povoação/ posto administrativo/ concelho) e, quem sabe, juntarmo-nos por aí. Agradeço muito a sua colaboração e espero que ela continue com as suas memórias e as do seu Pai.
Quanto à vossa casa, há uma fotografia, já publicada, onde julgo que ela aparece (2ª casa à direita) e não apenas as paredes, como erradamente diz a planta. É preciso não esquecer que esta planta foi feita, de memória, pelo meu tio Alfredo Baeta Garcia, 30 anos depois de ter deixado o Quitexe e por isso pode ter erros que são, naturalmente, involuntários.
 
 
Irei transmitir ao meu Tio Alfredo o teor destes comentários pois sei que ele ficará muito feliz por ter notícias dos amigos e companheiros de uma vida em terras do Quitexe.
No livro que o meu Pai, João Nogueira Garcia (já falecido), escreveu sobre o Quitexe ( Quitexe 61- Uma Tragédia Anunciada) relata uma passagem pela fazenda Mussecano onde soube dos acontecimentos do 4 de Fevereiro em Luanda (terá sido o seu Pai a dar-lhe a notícia?) - ver aqui
 
Um grande abraço para si e o seu Pai, e espero que continue com a sua colaboração. Os textos poderão ser enviados para
j-garcia@netcabo.pt
 
 
1 comentário:
De Jorge Santos a 5 de Agosto de 2008 às 20:23
 
Li o comentário do amigo José Varela, ao qual lhe envio sinceros cumprimentos. Amigo Varela, em relação à Foto dos casados, da qual o meu Pai faz parte o "Santos", verifiquei junto com o meu Pai em Foto ampliada, que realmente o ultimo da fila de pé (da Esq. para a Dta.) é o Guedes. Em relação ao Galina diga-me se eventualmente não poderá ser "Galina Cardoso de Matos" ou "Cardoso de Matos Galina". É que o meu Pai, tem bem presente, ser o Galina o Administrador na altura do Jogo. Já agora se puder, confirme tambem se o jogador que está entre o seu Pai e o Guedes, se chama Anibal. É que não mencionou este.
Amigo Varela, seria importante ajudar-mos, dentro das nossas possibilidades o amigo João Garcia a completar a legenda da Foto.
Um grande abraço para si, e para o seu Pai...

 

publicado por Quimbanze às 09:51

link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De José Varela a 18 de Agosto de 2008 às 21:36
Peço desculpa por só agora estar a responder àquestões colocadas, nomeadamente pelo caro amigo Jorge santos, pois a disponibilidade que tenho é limitada pelos afazeres profissionais e de âmbito familiar, mas na medida do possível irei manter o contacto com este espaço que me é muito caro. Relativamente ao jogador que por mero lapso não mencionei, o meu pai na fotografia refere-o como o "Carmo", não podendo confirmar se eventualmente também seria conhecido por "Aníbal". No entanto e recorrendo à minha memória, também conheci esse jogador com Sr. Carmo. Relativamete ao Administrador Cardoso de Matos, e não podendo infelizmente, recorrer à memória do meu pai (faleceu vai fazer sete anos no dia 21 -08-2001), a minha mãe Carlota Varela foi quem me disse que não era Galina e sim Cardoso de Matos. Poderá eventualmente estar correcta a informação em que a composição completa do nome integre o nome Galina. Fico grato ao amigo João Garcia pela tentativa de reconhecimento da casa do meu pai, mas, e se não estiver enganado, o 1.º edifíco do lado esquerdo na foto era o bar que o meu pai geriu durante alguns anos, pelo que a ser verdade este meu raciocinio, a casa que me é referenciada corresponde á loja que existia antes da casa do Sr. José Morais, casa essa que antecedia a do meu pai. De facto é possível que o amigo Arlindo tenha conhecido o meu pai na fazenda Muzecano, pois as datas correpondem ao período em que o meu pai foi gerente dessa Fazenda. O meu pai vivia já à data maritalmente com a minha mâe tendo eu nascido nessa fazenda em 9 de Abril de 1963. Disponho de algumas fotografias digitalizadas de várias situações e pessoas no Quitexe que poderei disponibilizar neste blog. Digam p.f. a forma de eu poder disponibilizar este material.
De Jorge Santos a 19 de Agosto de 2008 às 23:53
Quero aqui agradecer o comentário do amigo José Varela, em resposta ao meu comentário anterior. Ficamos é naturalmente tristes, em saber que o seu Pai já não se encontra entre nós. Mais uma vez julgo ser este magnifico espaço, que o amigo João Garcia tao bem administra, um meio priviligiado para se poder Homenagear, todos os GRANDES HOMENS do Quitexe que já partiram, assim como os já poucos que ainda cá estão. Cabe-nos a nós, geração seguinte, não deixar apagar a memória, de uma geração que construiu, e nos deixa o legado da coragem dos GRANDES HOMENS, (e estou a referir-me a 15 de Março de 1961).
Amigo José Varela, tenho uma recordação junto ao Bar do seu Pai, que jamais esquecerei... Por rotina, quando saia da escola primária do Quitexe, deslocava-me a pé até ao Bar do seu Pai, onde esperava por transporte para a Fazenda Guerra & Cia., o meu Pai ou um empregado da Fazenda me vinham buscar. Num desses dias, devo-me ter descuidado, e ao atravessar a estrada, da casa do Sr. Morais para o Bar do seu Pai, fui apanhado por um JEEP da tropa, que vinha em grande velocidade, no sentido Quitexe/Aldeia Viçosa. Fui apanhado pelos espelhos do JEEP, e projectado no ar, talvez uns 10 metros. Diz-se que "à Criança e ao Borracho, Deus poe a mão por baixo". Foi realmente o que me aconteceu. Tive apenas umas escoriações na cara, e não sofri danos de maior. Lembro-me que os militares me tentaram meter no JEEP, para me levarem ao Hospital, mas eu não deixei com todas as forças que tinha, porque sentia que estava bem. Houve ali uma força superior que me protegeu... Como sabe, os militares tinham por hàbito abusar da velocidade... Naquele tempo não havia radares...
Amigo Varela, em relação à foto dos casados, vamos deixar ao critério do amigo João Garcia, a legendagem da mesma. Entretanto, até poderá ser que aparecam outras pessoas, tambem a colaborar na confirmação dos nomes, o que seria optimo.
Um abraço para si e sua Mae, e todos os amigos do Quitexe...
De Anónimo a 2 de Outubro de 2012 às 17:46
Amigo José Varela,
Embora com um atraso de mais de quatro anos (só agora li por acaso o seu comentário), confirmo que conheci de facto o seu pai, o senhor Victorino, quando ele era gerente da Fazenda Muzecano. Recordo-me de que o seu pai era então um jovem e a nós na Administração causava admiração o facto de, apesar de ser tão jovem, ele desempenhar já as funções de gerente de uma fazenda como a Muzecano.
Se bem me lembro, antes de seu pai, a gerência da Muzecano estava a cargo de um alemão, cujo nome já não recordo). A Fazenda Muzecano, como provavelmente saberá, pertencia a um indivíduo também alemão chamado Auri Kihn (a grafia pode não estar correcta). Ora sucede que, como o senhor Auri Kihn teve (julgo que desde antes de 15 de Março de 1961) um problema de contencioso de grande vulto, por ordem do Tribunal de Camabatela (o Quitexe então ainda pertencia ao Quanza-Norte), eu fui designado pelo Julgado Municipal do Dange (Quitexe) para inventariar tudo o que de valor havia na Fazenda Muzecano.
Estive assim cerca de oito dias (instalado com cama e mesa) na Fazenda Muzecano e ainda retenho na memória o riquíssimo espólio guardado em enormes arcas existentes nas vastas dependências da fazenda. Da minha permanência de oito dias na Fazenda Muzecano recordo também o hábito de ao pequeno-almoço (mata-bicho) comermos invariavelmente arroz de bacalhau; e de uma monumental e tempestuosa trovoada nocturna em que um raio decepou a copa de uma das muitas e enormes árvores que rodeavam o terreiro em frente do edifício principal.
Na altura, na Administração também havia um funcionário cabo-verdiano chamado Varela, que eu já aqui referi como um excelente amigo e óptimo camarada de trabalho. E recentemente vi a foto dele (integrado numa procissão) entre as muitas que o amigo João Garcia tem publicado aqui no seu blogue.
Como entretanto já passaram cinquenta anos (eu tinha na altura 19-20 anos), tudo aquilo me parece agora um sonho.
Ao amigo José Varela em particular e a todos os outros amigos em geral, com especial destaque para o senhor João Garcia (a quem todos devemos a iniciativa e gentileza deste blogue), desejo as maiores felicidades.
Arlindo de Sousa

Comentar post

.OUTRAS PÁGINAS

.posts recentes

. Novo Plano Urbanístico do...

. Rui Rei 1955 - 2018

. Batalhão de Caçadores 3 e...

. Município de Quitexe nece...

. O Nosso Bondoso Director

. Associação da União dos N...

. Governador do Uíge emposs...

. Plano Urbanístico do Quit...

. Fotografias do Quitexe - ...

. 15 de Março - "Perderam-n...

.arquivos

. Abril 2018

. Março 2018

. Junho 2017

. Outubro 2016

. Setembro 2016

. Agosto 2015

. Julho 2015

. Novembro 2014

. Março 2014

. Janeiro 2014

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Janeiro 2013

. Setembro 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

.mais sobre mim

.Abril 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.pesquisar

 

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub