É alarmante que passados 300 anos, leram bem, 3 séculos, o exército português utilizasse os mesmos métodos de cabeças cortadas para lidar com as crenças africanas na imortalidade dos seus combatentes:
Carta do governador de Pernambuco ao Rei de Portugal, Caetano de Melo e Castro
Pernambuco, 14 de março de 1696
Senhor,
Dando-se cumprimento ao que V.M. tem permitido, (...) me pareceu não dilatar a V. M. a notícia de se haver conseguido a morte de Zumbi (...) guiando a tropa ao mocambo do negro, que tinha já lançado fora a pouca família que o acompanhava, ficando somente com vinte negros, dos quais mandou catorze para os postos de emboscadas que esta gente usa no seu modo de guerra, e indo com os seis que lhe restaram a se ocultar no sumidouro que artificiosamente havia praticado, achou tomada a passagem; pelejou valorosa ou desesperadamente, matando um homem, ferindo alguns e, não querendo render-se, nem os companheiros, foi preciso matá-los, e só a um se apanhou vivo; enviou-se-me a cabeça do Zumbi, que determinei se pusesse em um pau, no lugar mais público dessa praça, a satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros, que supersticiosamente julgavam este imortal; pelo que se entende que nesta empresa se acabou de vez de todo com os Palmares".
Citado por Edison Carneiro. Antologia do Negro brasileiro
..............................................................................................
"Os guerrilheiros da UPA, nestes primeiros meses de guerra, acreditavam na ressurreição: mesmo que fossem mortalmente atingidos voltavam a viver – só morriam se lhes fosse amputada parte importante do corpo. Recebemos ordens para decapitarmos os cadáveres e espetarmos a cabeça em estacas – para provar aos vivos que morriam se atacassem a tropa portuguesa."
- Participante na tomada de Nambuangongo
. QUITEXE 61
. O QUITEXE NA LITERATURA
. QUITEXE NOTÍCIAS
. Notícias
. JOÃO NOGUEIRA GARCIA
. RELEMBRANDO TERRAS DO QUITEXE
. Relembrando Terras do Quitexe
. RECORDAÇÕES DO QUITEXE 61/63 - ARLINDO DE SOUSA
. Recordações do Quitexe 61/63
. CESAR QUITEXE B/CAV. 1917
. CAVALEIROS DO NORTE - QUITEXE
. Cavaleiros do Norte - Quitexe
. MAIS PÁGINAS
. ANTÓNIO GUERRA -A MINHA INFÂNCIA NO QUITEXE
. Novo Plano Urbanístico do...
. Batalhão de Caçadores 3 e...
. Município de Quitexe nece...
. Associação da União dos N...
. Governador do Uíge emposs...
. Plano Urbanístico do Quit...
. Fotografias do Quitexe - ...
. 15 de Março - "Perderam-n...